quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ouça sua voz interior




Ela é inteligência divina que mora dentro de cada um. Quando despertada, muda completamente a maneira de encarar a vida. Veja o que é e saiba como manter acesa sua intuição.
 
Um aperto no peito, um frio no estômago, um lampejo que corre no corpo e, sem lógica aparente, traz a certeza do melhor caminho a seguir, a melhor escolha a ser feita. À essa sensação, que a maioria das pessoas não consegue explicar racionalmente, especialistas de várias áreas dão o nome de intuição, insight, sexto sentido.
É, na realidade, um instinto humano primitivo, que bombardeia todo mundo a todo instante sem distinção de cor, raça, sexo ou idade. Ele nasce com a pessoa, mas por uma questão de educação e valores sociais, vai se afastando da sua natureza e passa, na maioria das vezes, totalmente despercebido.
Nada mais natural. Por séculos, o ser humano foi educado a pensar de modo racional, a descartar qualquer mecanismo ou explicação não lógica para os fatos. "Os critérios que regia a vida no início da sociedade industrial não permitiam que a intuição fosse considerada útil", afirma o psicólogo argentino Edgardo Musso, fundador do Centro de Desenvolvimento da Intuição e Criatividade, no Rio de Janeiro..
Isso sem falar que quem manifestava qualquer tipo de faculdade, além das capacidades lógicas e intelectuais, era logo taxado de bruxo, feiticeiro.
Como resultado, muita gente na Idade Média ganhou como destino a fogueira da Inquisição.
 Novos Tempos
A boa notícia é que o homem está passando para uma fase pós-industrial, na qual a informação e o conhecimento figuram como os principais valores. "É a partir desse princípio que todas as fontes de informação são fundamentais - as lógicas e as não-lógicas, como a emoção e a intuição", afirma o consultor Eduardo Carmello, autor do livro "O poder da Informação Intuitiva".
E mais: "o homem cansou de procurar respostas exatas para seus dilemas. Ele não encontrou o que precisava fora e então se voltou para dentro", afirma a terapeuta Izabel Telles. E é nesse caminho de interiorização que a intuição(do latim intuere que significa "ver por dentro" ou "ver de dentro") começa a ser valorizada e até a ciência tenta entendê-la.
Imprevisível, indomável, difícil de ser explicada em palavras, ela não se dobra à razão. Para Eduardo Carmello, não se trata de algo oposto da razão, mas acima dela. Considerada um tipo de inteligência - assim como a emocional - pode surgir em sonhos, por meio de imagens, músicas, cheiros. Segundo a sensitiva Jayr Ramos Penna, é semelhante a uma pipa, que voa livremente pelo céu: ora está muito perto, ora distante demais.
Mas por que ela oscila tanto? "Infelizmente, não somos capazes de dizer como vem à tona. Intuitiva é aquela pessoa que capta uma informação, sabe a resposta de alo por apreensão instintiva, sem passar pelo pensamento racional", explica Marcia Tabone, psicoterapeuta analítica, com especialização transpessoal e psicossomática.
  A Voz do Coração
Um estalo, que acontece para cada pessoa de uma maneira particular. De acordo com Eduardo Carmello, as informações, inclusive as intuições, são recebidas pelos seres humanos por meio dos cinco sentidos. Dependendo do sentido mais aflorado em cada um, a pessoa pode sentir um frio no estômago, ouvir uma voz, ver uma imagem.
Para a terapeuta Izabel Telles, a intuição é a voz do coração, uma bússola interna, que vem direta, cristalina, enche o peito e antecede a razão. "É a sua porção divina. Foram as religiões que tiraram Deus de dentro do homem e o colocaram fora", diz.
Eduardo vai além e compara o sistema intuitivo à internet. Quando você quiser, por meio dessa inteligência, acessar alguma informação, faça uma pergunta extremamente clara, objetiva, sem dualidade, que a resposta virá. "É como um programa de busca", analisa.
Como alguns especialistas acredita que a intuição está localizada entre um pensamento e outro, quanto mais alguém conseguir organizar seus pensamentos, mais fácil será o afloramento das intuições. Há, no entanto, um alerta: quem vive muito no passado ou no futuro também pode afastar as percepções intuitivas. "O canal fica congestionado", afirma Jayr.
 Seu próprio Guia
Mas, perguntaria você, o que pode ajudar a fazer a intuição fluir? Segundo Marcia Tabone, técnicas que afastam a mente da atividade racional, como yoga e meditação, e calem o constante burburinho interior. "Porém é preciso ter confiança na entrega e na possibilidade de que tudo está dentro de você", analisa. Outra dica da psicóloga é se abrir para uma sabedoria maior e em contato com sua essência. "Desse modo, em vez de depender de outras pessoas para saber o que fazer, é possível reconhecer em si o próprio guia", afirma.
Izabel Telles discorda. Como antes de se tornar terapeuta, foi publicitária e jornalista e viveu durante anos na agitação das maiores agências de publicidade e redações do País, ela diz que as melhores ideias e insights surgiam lá, com o caldeirão fervendo. "Não dá para ficar esperando. Hoje em dia, é preciso intuir no meio da guerra", diz ela. O importante é afastar-se dos preconceitos e dos julgamentos. E, mais do que qualquer outra coisa, confiar no que se sente.
Os resultado são imediatos. "A vida apresenta constantemente situações críticas nas quais é necessário escolher o rumo a seguir. Nesses casos, a intuição é uma valiosa fonte de informação", diz Edgardo Musso. Além de poder contar com mais um recurso quando há necessidade de tomar uma decisão - das mais simples às mais complexas -, ser intuitivo significa incluir mais uma dimensão à sua análise do mundo e deixar de enxergá-lo apenas com os olhos da razão.
Mas aprender a ouvir sua voz interior - alertam os especialistas - em hipótese alguma quer dizer se transformar em um místico, supersticioso ou um grande chutador. "Você pode ter um acerto de 100% ou um erro de 100%. Assim, o melhor a fazer é sempre compartilhar informações e a própria intuição", aconselha Marcia Tabone. Independentemente de qualquer coisa, experimente. Aos poucos, você vai começar a ganhar pontos com você mesmo.
 
"O que é a verdade? Uma pergunta difícil: mas eu a respondi para mim mesmo dizendo que é o que aquela 'voz interior' fala com você."
Mahatma Gandhi
 
 Como são os intuitivos
De acordo com a psicóloga Marcia Tabone, as pessoas intuitivas possuem algumas características comuns. Elas são, geralmente, abertas a novas ideias, não gostam de treinamentos, nem de condicionamentos, são inspiradas, sentem-se atraídas pelo desconhecido, apreciam o raciocínio complexo e não são afeitas a números ou regras.
 
"Certa vez, ai sair de moto e o tempo mudou. Começou a garoar, guardei a moto e quando estava indo pegar o carro tive uma sensação de desconforto. Não cancelei o compromisso, saí mesmo assim e fui assaltado. Os ladrões me mandaram para o banco de trás e fiquei nessa situação quase uma hora. Mesmo assim, não entrei em pânico. Era como se eu já soubesse que aquilo iria acontecer.
Acho que a intuição é uma sensibilidade natural do ser humano, e eu aprendi a confiar nela. Sei que ela ocorre quando o meu comportamento emocional fica diferente. É como se em alguns casos, por mais dificuldades que apareçam, espero o melhor e assim acontece. Em outros, mesmo que as facilidades estejam presentes, tenho a sensação de que algo vai dar errado e realmente o desfecho não é bom."
Jorge Enes Mendonça da Fonseca, 40 anos Técnico em Projetos
 
"Quando sou completamente eu mesmo, quando estou completamente sozinho e de bom humor... é nessas ocasiões que as ideias fluem melhor e mais abundantemente. De onde e como elas vêm, eu não sei; também não posso forçá-las; e também não ouço as partes sucessivamente em minha imaginação: ouço-as todas ao mesmo tempo. Passá-las para o papel é algo feito bem rapidamente, pois tudo já está terminado e raramente difere no papel do que estava em minha imaginação."
Mozart
 
 Dicas para ativar a intuição
  • Tenha um objetivo claro
  • Transforme-o em uma pergunta simples e prática,      como se fosse fazer uma pesquisa em um programa de busca da internet
  • Esteja atento às informações objetivas e      subjetivas que ocorrerem a partir daí
  • Recolha e anote pistas e insights. Andar com um      bloquinho de anotações ou um gravador portátil na bolsa ou na pasta podem      ajudar
  • Facilite a comunicação intuitiva: esteja      receptivo, atento e relaxado. Não procure racionalizar tudo o que lhe      acontece
  • Faça associações, conexões e analogias. Nada      acontece por acaso
  • Sinta os sinais do seu corpo. Ele dá informações      sobre os seus pensamentos
  • Observe a mensagem de conforto e desconforto
  • Confie em seus procedimentos internos.
Fonte Eduardo Carmello
 As dez situações nas quais a intuição se faz mais presente
  • Sentado no banheiro. Fisiologicamente, já é um      momento de liberação. Sozinho e à vontade, os pensamentos se organizam e a      intuição flui
  • Tomando uma chuveirada. Também é um momento      íntimo e a água, por si só, representa fluidez. Esse é o elemento da      intuição por natureza
  • Indo e voltando do trabalho. Não importa se você      está no carro, no metrô, no ônibus ou a pé. Geralmente, nesse momento, você      faz um balanço do dia – tanto do que irá começar, quanto do que terminou,      treinando a capacidade de gerar relatórios mentais
  • Adormecendo ou acordando. Nessas horas, o cérebro      funciona com ondas alfa, mais lentas e favoráveis ao processo intuitivo
  • Durante uma reunião chata
  • Lendo por prazer
  • Fazendo exercícios, principalmente caminhadas. As      intuições não ocorrem só quando se diminui o ritmo de atividades. Osho(o      guru indiano Bhagwan Rajneesh) já sabia disso quando criou meditações dinâmicas,      com danças
  • Acordando no meio da tarde
  • Ouvindo uma palestra
  • Fazendo trabalhos manuais
Fonte Eduardo Carmello

Extraído do Site: Anjo de Luz ( foto incluída )

Sem comentários:

Enviar um comentário