terça-feira, 11 de outubro de 2011

                                                                                      


                                                           Fibromialgia  dor de Alma ?

Na medicina oriental sabemos que as doenças quase sempre são derivadas de desordens psicológicas provenientes de medo, angústia, raiva, falta de ânimo, stress, etc.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crónica, não inflamatória, caracterizada pela presença de dor musculo esquelética difusa (ou seja, dor no corpo todo). Sua causa ainda é desconhecida. Existem controvérsias quanto à sua origem.

Actualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à sensibilidade a um estímulo doloroso. Pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas por isso o paciente deve ser levado a sério em suas queixas. Como não existem exames complementares que por si só confirmem o diagnóstico, a experiência clínica do profissional que avalia o paciente com fibromialgia é fundamental para o sucesso do tratamento. São várias as causas que podem desencadear a fibromialgia: uma gripe mal curada, stress, um trauma repentino, podem levar o paciente a desenvolver esta doença.

A fibromialgia, além da dor constante, afecta a qualidade do sono, pois temos quatro fases no sono. Na fibromialgia a pessoa tem três fases e volta para a primeira. Por isso quando essas pessoas acordam têm a sensação de cansaço extremo e de não ter dormido. Acaba desencadeando a depressão, pois o fato da pessoa acordar e dormir com dores constantes e torná-la muitas vezes impotente para o trabalho, a torna depressiva, o que deve ser levado a sério e buscar ajuda profissional  quanto antes. Para isso é imprescindivel o apoio e tratamento médico convencional.
Mas com visão da Medicina Tradicional Chinesa, o que leva uma pessoa a ter esse mal? Geralmente são pessoas que engolem as coisas, que adoram agradar os outros que fazem tudo com o máximo esforço, ou seja, esticam suas forças até o fim do elástico. Têm a fala mansa e baixa. Para os outros parecem pessoas calmas e equilibradas. Vi nessas pessoas, através dos atendimentos que fiz, um desequilíbrio de fígado, o que explica que elas sentem raiva mas não expressam isso. Esse desequilíbrio afecta também outros meridianos como bexiga, por isso as pessoas sentem tantas dores nas costas e meridiano do baço, o que as torna depressivas e apáticas.

Como a natureza dessas pessoas é geralmente servil, elas muitas vezes negam o tratamento por não quererem mudar sua vida. São avós que cuidam de netos e filhos e casa e trabalho, são mulheres que trabalham fora e cuidam de casa, marido, filhos, e por aí vai. Isso explica o fato da fibromialgia ser uma síndrome que acomete principalmente as mulheres, pois existe na mulher o arquétipo da escrava. Ela quer ser aceita, valorizada, amada e sentir-se útil.

É difícil romper paradigmas, mas nosso corpo dá sinais quando o caminho está errado. É importante voltar-se para si e valorizar a qualidade de vida. Algumas pessoas se negam prazeres em prol de outros e das obrigações do dia-a-dia. É valorizando-se primeiro que se vai valorizar o outro, é amando-se primeiro que se vai amar o outro. Primeiro você, depois o outro, seja ele quem for, filho, marido, pai, mãe, irmão. Se a pessoa faz mais do que pode, fala menos do que quer, fatalmente, vai desencadear uma doença qualquer, pois é o resultado da implosão de suas insatisfações.

Por isso, na fibromialgia, além de vários tratamentos convencionais e complementares, o importante é o paciente se amar, se valorizar, respeitar os seus limites. Não desperdice sua existência. Se você está doente pode estar deixando passar a sua missão para a próxima, o que vai atrasar a sua evolução. Ame, viva, mas antes de tudo pense em você.
Através de consultas com TVP ( Terapia de Vivencias Passadas ) para termos acesso a níveis mais profundos de consciência na busca da causa das dores e o tratamento com os florais de Bach,  conseguem-se resultados excelentes! Os Florais vão iluminando a escuridão da alma para que o cliente se dê a permissão para resgatar sua capacidade de cura e superar o medo de perder o controle.
Nada é por milagre! Os instrumentos de cura estão dentro de cada um, de acordo com suas necessidades. Os Florais iluminam a casa do curador interno e lá está a chave que abre a porta certa do inconsciente, trazendo para o consciente o “para quê” da experiência de dor.
As Terapias de Reiki são também um poderoso auxiliar neste campo pois desobstruem e desbloqueiam muitas das prisões e inflexibilidades que levam à constante contracção músculo esquelética das pessoas.
As massagens nomeadamente a ayurvédica são eficazes  meios de tratamento e alivio do corpo físico.
 O sofrimento sempre tem um sentido, uma mensagem. E, em parceria com os clientes, trilhamos o caminho até o ponto de origem da dor!


Quando o cliente percebe seu “carácter”, ou seja, o padrão que se traduz em comportamentos de auto cobrança, preocupações excessivas, controle, rigidez mental, dentre outros, consegue amadurecer a emoção, levando compreensão às memórias celulares.
No nosso Espaço Cantinho de Cura temos Terapeutas capazes de ajudar os pacientes com estes sintomas a ajudá-los no caminho de uma maior qualidade de vida e se possivel da Cura desta doença tão incompreendida ainda em certos sectores.








Peregrinos do eterno amor


Disse o anjo de luz: Despoja-te tudo que pode ser despojado. Renuncia tudo que pode ser renunciado. Faz a entrega total!
Depois, calça as sandálias de couro do servidor, veste a túnica de algodão da humildade, pega o báculo de peregrino, uma bolsa com moedas de ouro, faz uma fogueira, recolha o calor em teu coração.
Depois, vai peregrino do amor eterno, pelos caminhos do mundo, vales  e montanhas, desertos e aldeias, distribuir os bens que levas.
Encontraras caminhantes exaustos nos desertos. Ensina a eles o trajecto dos Oásis. Mostra as tamareiras com frutos sazonados, nascentes de água límpida, sombras acolhedoras. Não te esqueças de ensinar a lição da gratidão!
Vai para os vales, constrói cabanas para os desabrigados, mostra a candura dos bosques os cantos alegres dos pássaros cantores. A beleza e o mistério dos campos, os bens do sol benfazejo!
Vai aos hospitais da terra, lá existe muita dor, lágrimas ocultas torturantes, desesperos sem conta, esperanças baldias!
E quando tiveres, levado a tua ajuda, durante o dia, não busques descansar à noite!. Observe os aglomerados de pontos luminosos, nos horizontes. São cidades. Lá moram homens e mulheres, e com eles dores e desencantos! Visita as mansões e também os casebres. Em todos os lares, ricos e pobres, com poucas ou muitas almas, sempre encontrarás lágrimas e dores.
Deixa em cada coração amargurado, uma gota de bálsamo. Em cada nesga de tristeza, um raio de luz. Em cada tugúrio pobre, deixe uma moeda de  ouro, que irá suprir necessidades e angústias.
Quando encontrares corações angustiados, sofre com cada sofrimento, chora com cada pranto, suplica com cada súplica.
E quando tiveres distribuído todos os bens que levaste e em  tua prece de gratidão, invocares a Deus de joelhos, o Anjo de Luz, te dirá: Perfeito! Bem feito!  O bem foi feito com abundância! Deste os bens que levaste!
Completada  a caminhada de amor, o Anjo falará ao teu coração: Bendito filho das estrelas e do amor eterno! Monta a tua FENIX de fogo, vai aos celeiros do infinito, pega as luzes das estrelas, as pedras preciosas de rubis, diamantes, esmeraldas e ouro, enche o frasco de cristal com bálsamos do amor divino, e distribui para os filhos da necessidade!
Não precisas mais, ferir os teus pés nos espinheiros do caminho calcinado!
Distribui os bens do amor e luz, montado nas asas da Fénix de fogo, e com a velocidade do pensamento, lançarás nos corações humanos, as tuas bênçãos. Ainda jogarás nas asas dos ventos, nas ondas dos oceanos, muita abundância para que, o vento e o mar, levem às praias do amargor o remédio refrescante e o bálsamo da cura!
Assim se cumprirá a tua jornada de peregrino do Eterno Amor!



                                                                                  

                                                                                    





Escolhendo uma realidade mais feliz...

:: Rubia A. Dantés ::


Por mais que já saiba que somos co-criadores da nossa realidade... O Universo tem enfantizado tanto isso nesses últimos tempos que não tive nem como não olhar para isso de forma mais cuidadosa e entender que... só saber era pouco... De alguma forma, tudo que me chegava de várias fontes diferentes sempre tocava nesse ponto, de um jeito ou de outro... e foi então que me vi realmente sentindo isso de forma bem mais profunda e pude sair de um espaço de um certo conforto em que ainda me encontrava, para arregaçar de vez as mangas e fazer alguma coisa mais contundente em relação a isso.

Falar e saber que criamos nossa realidade é fácil e pode ser só mais uma informação... mas, quando algo dentro resolve insistir tanto nesse tema é porque algo precisa ser feito... e comecei a assumir uma responsabilidade muito maior quanto à realidade que se manifesta na minha vida... por mais que com o Ho'oponopono isso fosse claro para mim... ultimamente, isso ficou claríssimo... e, a partir desse ponto, entendi como é importante essa consciência...e uma escolha profunda diante dela.

Saber que criamos a nossa realidade, que toda ação tem uma reação e que colhemos o fruto dessa reação, pode fazer pouca diferença se não agimos para mudar isso. E a melhor forma é no nosso dia-a-dia...

Quando algo que consideramos ruim, ou muito ruim nos acontece, nossa primeira reação é achar que aquilo veio de fora... de uma pessoa, do acaso, do destino, e raramente reagimos a primeira vista recebendo aquilo como uma criação nossa.
Entendi como isso faz toda a diferença... Quando entendemos que nós criamos aquilo com nossa crenças... e, alimentamos, até que o atraíssemos para nossa realidade para poder experienciar nossa criação... podemos nesse ponto tomar uma decisão que pode mudar completamente o rumo das nossas vidas.

Se eu não gosto da realidade que estou ajudando a manifestar, como co-criadora inconsciente - eu posso escolher começar a co-criar outra realidade, conscientemente... Uma realidade onde me sinta mais feliz, mais plena... e onde Todos também possam se sentir assim...

Temos muitas ferramentas para limpar as crenças que estão criando essa realidade indesejada e para manifestar uma realidade mais feliz para Todos.
Cada um se identifica com uma ferramenta e deve seguir sempre seu coração...
No meu caso, o Ho'ponopono e o Peça e Receba... chegaram como uma bênção porque são muito fáceis de praticar e acontece naturalmente, sem esforço... me sinto em casa com elas...
Não gosto de nada que exija esforço e sacrifício... sei que não é por aí, porque essa idéia de sacrifício e muito esforço vem de crenças e quero mais é me livrar delas...
Se você se sente em casa com determinada prática, acho que seu coração está lhe mostrando que é por aí... Agora, se exige sacrifício e vai contra sua natureza...

Mas... se queremos mesmo mudar a nossa realidade, o primeiro passo é sair da posição de vítima e assumir responsabilidade por cada coisa... cada situação... sabendo que sempre podemos fazer algo para transformar aquilo...
E quando as mesmas situações se repetem em nossa vidas, podemos ter certeza que ali está uma grande oportunidade de liberarmos nossas crenças que estão criando aquela realidade... e a esperança começa a rondar nossas vidas e nos acenar com a possibilidade real da Paz em nosso corações.

Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que "Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.".

Preceitos de Morrnah Simeona

1. O universo físico é uma realização dos seus pensamentos.
2. Se seus pensamentos são cancerosos, eles criam uma realidade física cancerosa.
3. Se seus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física transbordando AMOR.
4. Você é 100% responsável por criar seu universo físico como ele é.
5. Você é 100% responsável por corrigir os pensamentos cancerosos que criam uma realidade doente.
6. Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos em sua mente".

Entendo que assumir responsabilidade pelo que nos acontece já é difícil, imagina, então, pelo que acontece ao nosso redor... Mas quando entendemos que o que acreditamos e o que fazemos interfere no Todo, fica mais fácil entender que se ajudamos a criar um mundo que não gostamos... também podemos ajudar a criar um mundo melhor...

Krisnamurti nos dá lições preciosas sobre isso...
"Todas as formas exteriores de mudança, produzidas pelas guerras, revoluções, reformas; pelas leis e ideologias, falharam completamente, pois não mudaram a natureza básica do homem e, portanto, da sociedade. Como seres humanos, vivendo neste mundo monstruoso, perguntemos a nós mesmos: "Pode esta sociedade, baseada na competição, na brutalidade e no medo, terminar? - terminar, não como um conceito intelectual, como uma esperança, porém como um fato real, de modo que a mente se torne vigorosa, nova, inocente, capaz de criar um mundo totalmente diferente?" Creio que isso só ocorrerá se cada um de nós reconhecer o fato central de que, como indivíduos, como entes humanos - seja qual for a parte do universo em que vivamos, não importando a que cultura pertençamos - somos inteiramente responsáveis por toda a situação do mundo.
[...] Somos esta sociedade que criamos e, enquanto cada um de nós não se transformar radicalmente, não haverá paz na Terra, apesar de todas as religiões, de todas as instituições.

Extraído do site STUM.

Sem comentários:

Enviar um comentário