sexta-feira, 31 de julho de 2015

Faça as coisas acontecerem!


 


Existe uma famosa experiencia em Física Quântica chamado Experimento da Fenda Dupla, através do qual se constata que a partícula se comporta conforme as intenções do experimentador: se ele deseja que partícula se materialize como um corpúsculo, ela aparece como um corpúsculo; se ele desejar que ele se materialize como uma onda, então é isso que acontece.

Esse experimento mostra que, quando temos uma compreensão profunda sobre as coisas que nós desejamos, então a natureza trabalha para que isso aconteça, e aqui trata-se de algo fundamentado num princípio da Física Quântica, caso você desconfie que isso seja   misticismo.

Quando você tem uma compreensão profunda sobre algo, mais coisas acontecem na sua mente, além do mero acréscimo de informações aferentes. Já são bastante numerosas as provas científicas de que a natureza humana se expressa através de uma estrutura informacional, um assunto sobre o qual provavelmente você já ouviu falar, mas com o nome de Teoria Cognitiva, uma ciência que está na moda.

Os darwinistas também gostam dessa teoria, pois segundo eles, as estratégias de sobrevivência das espécies foram desenvolvidas a partir das informações que o nosso ancestral biológico recolheu do seu ambiente. Lá no fundão da nossa memória filogenética, cada um de nós sabe como as coisas funcionam, sem precisar ser platônico para acreditar nisso.

Entendeu? Isso significa que não é necessário você se tornar um especialista em Física Quântica, para poder utilizar as suas leis como ferramentas, para resolver os seus  problemas ou concretizar os seus  projetos. Basta você ter um a boa compreensão  sobre como funcionam essas leis,   para então disparar o mecanismo colapsador de realidades, que desde épocas remotas a vida vem utilizando para preservar as suas espécies.

Gregory Bateson e Humberto Maturana são dois biólogos que se tornaram famosos, pelo trabalho desenvolvido no campo da Biologia, utilizando  precisamente esse mesmo fundamento ontológico da Teoria da Cognição, aplicada aos processos da organicidade.  E se você quer  nomes da área da Física Quântica, que também postularam essa mesma estrutura cognitiva para a natureza humana, lá vão os nomes de dois físicos porretas: do inglês Roger Penrose e do israelense David Deutsch.

Não é necessário nem esquemas complexos nem métodos abstratos, e nem cursos caros, para você se apropriar das leis quânticas como ferramentas para resolver problemas e concretizar projetos. Basta você efetivamente entender como, onde e quando as coisas acontecem, tornando-se íntimo do seu projeto, excitando-o constantemente através de ações e atitudes. O resto a Física Quântica faz por você.

Você sabe que o tempo de vida de uma partícula instável é bastante curto, quase um nada de tempo. Todavia, quando uma dessas partículas é observada verifica-se que o seu tempo de vida aumenta. Ou seja, ao contato com uma consciência, a partícula é puxada para existir na realidade física, materializada. Esse processo, nós, físicos, chamamos de Efeito Zeno.

Quando você realmente compreende algo e permanece pensando nisso constantemente, você também  está submetendo o seu pensamento ao Efeito Zeno, e desse modo atuando para que ele se materialize na realidade física. A realidade é sustentada pelo pensamento,  já faz bastante tempo que isso vem sendo postulado pelos filósofos, e agora também pelos físicos quânticos.

Quando você efetivamente compreende algo, então a sua mente fica diferente. De fato, ocorre uma mudança mental em você, embora isso não seja acompanhado de nenhum sinal visível. A Neurociência não conta toda a história do que acontece durante o processo da compreensão.

Você já ouviu falar sobre coisas como insight ou intuição? Você sabe que em Física Quântica, nós físicos, chamamos isso de Salto Quântico? Você também sabe o que é preciso fazer para ter um insight ou uma intuição? Não? Então lá vai: basta você ter uma compreensão clara e precisa sobre o que você deseja e pensar nisso com freqüência, e assim você estará cognitivamente  aberto às intuições e aos saltos quânticos.

E você já sabe o que acontece depois disso, não é? A exemplo da partícula instável, o seu desejo ou projeto também é puxado para a realidade física, para assim sofrer o seu respectivo Colapso da Função de Onda, e depois se materializar na sua realidade, do jeito que você queria. 

A compreensão é um gatilho cognitivo que faz disparar o processo do Colapso da Função de Onda ou a concretização do seu projeto, lembre-se disso. Aliás, sobre o tal Colapso da Função de Onda, aqui vai uma informação de primeira mão: esse processo ocorre primeiramente na sua consciência, antes da materialização do projeto lá fora, na realidade física.

Isso mesmo. Nós ficamos grávidos dos nossos desejos, pois dependendo do nível da nossa compreensão sobre eles, antes da coisa acontecer lá fora, na realidade física, ela acontece primeiramente dentro da nossa consciência. Essa é a primeira fase do Colapso da Função de Onda do projeto, e se nós não atrapalharmos e soubermos atuar por meio de comportamentos quânticos, então é só correr  “pro abraço”,pois é certo que a segunda fase do Colapso da Função de Onda também vai acontecer.

Importantíssimo: jamais seja superficial no conhecimento daquilo que você deseja! Lembre-se de Aristóteles; conhecer algo é possuir a sua essência, e quem possui a essência de uma coisa, tem o poder de atuar sobre ela, e desse modo você pode tomar as rédeas do processo de concretização do seu projeto

Sem comentários:

Enviar um comentário