quinta-feira, 7 de maio de 2015

Os Seis Mantras!


Os Seis Mantras

Os seis mantras são uma prática importante do discurso amoroso e são fáceis de praticar. Durante os retiros de família, as crianças sempre aprendem a praticar os seis mantras e fazem belas caligrafias deles. Um mantra é uma fórmula mágica que tem o poder, quando recitado com concentração e discernimento, para mudar uma situação. Muitas vezes mantras são recitados em sânscrito e nós nem sempre entendemos o seu significado. Mas os seis mantras podem ser traduzidos em qualquer idioma e podemos compreender o seu significado imediatamente. Às vezes dizemos os mantras em voz alta para a outra pessoa ouvir e às vezes nós os dizemos em voz baixa para nós mesmos. Você também pode refrasear os mantras para atender às suas próprias necessidades.

1. Eu estou aqui para você

Às vezes nós nos escondemos no noticiário na hora do café da manhã. Às vezes, estamos perdidos em nossos pensamentos e nossos planos. Estamos dirigindo o nosso carro e a nossa pessoa amada está sentada ao nosso lado, mas nos esquecemos dela. Ela pode se sentir ignorada enquanto estamos perdidos em algum projeto, ansiedade ou arrependimento. Às vezes, estamos comendo uma refeição e não sabemos mesmo quem está sentado ao nosso lado. Nossa pessoa amada está presente fisicamente, mas é como se ela não estivesse realmente lá. Você poderia perguntar à pessoa que parece estar perdida em seu pensamento: "Querida, tem alguém em casa?" Se você tiver sorte ela vai voltar para si mesma e dizer: "Querido, eu estou aqui para você." Ela não só vai estar dizendo as palavras, ela vai realmente estar presente e vocês podem ambos serem felizes juntos. Para amar alguém você precisa estar presente cem por cento. O mantra "Eu estou aqui para você", diz muito em poucas palavras. Ele diz que eu me preocupo com você, eu gosto de estar na sua presença e isso ajuda a outra pessoa a sentir-se apoiada e feliz.

2. Eu sei que você está aí e eu estou muito feliz

Às vezes nos esquecemos sobre a impermanência. Nós pensamos que a outra pessoa estará conosco para sempre e esquecemos quão preciosa sua presença é neste momento. As pessoas que estão morrendo muitas vezes lamentam que não passaram tempo suficiente com seus entes queridos e não expressaram seus sentimentos a eles. Uma vez que se está realmente presente para a outra pessoa, esta torna-se algo muito real. O objeto de nossa consciência pode ser não apenas uma pessoa, poderia ser uma árvore ou a lua. Quando a outra pessoa é real, ela é uma manifestação maravilhosa da vida e precisamos deixá-la saber disso, para a sua felicidade e para a nossa. Significa: "Mãe, eu estou tão feliz que você está viva e perto de mim neste momento", ou, "Meu filho, como é maravilhoso ter um filho suave, amoroso como você."

3. Eu sinto a sua dor e eu estou aqui para você

Podemos ter dito ou feito algo que machucou uma outra pessoa. Se eu machuquei alguém, quero saber sobre como ele se sente. Mas eu não espero que ele seja capaz de falar sobre isso imediatamente. Ele ainda pode estar muito machucado. Mas eu quero que a outra pessoa saiba que eu sou sensível a sua dor e que estou pronto para apenas sentar, respirar e estar com ela. Depois de sentar-se calmamente juntos por um tempo, você pode querer convidar a outra pessoa para um passeio suave na natureza para reviver e refrescar a alegria de estar vivo.

4. Eu sofro, por favor me ajude

Por vezes, este mantra é o mais difícil de praticar. É preciso humildade para admitir que você foi ferido e precisa de ajuda; há o medo da rejeição. Ainda assim, temos que deixar nossos entes queridos saberem quando eles nos feriram, caso contrário, a dor pode tornar-se tão grande que temos que nos separar um do outro. Este mantra poderia dizer: "Por favor, esteja presente para ouvir o que eu experimentei, o que me machucou e me explique por que você disse ou fez isso. É muito possível que eu esteja sofrendo por causa de uma percepção errada. Mas só você pode esclarecer esta percepção errada para mim "

5. Este é um momento feliz

Este mantra pode ser praticado em um momento em que você acabou de se sentar para uma refeição junto com pessoas queridas e alguém pode perguntar: "Que tipo de momento é este?" E alguém pode responder:" Este é um momento feliz " Nós temos a tendência de esquecer a felicidade que está disponível a qualquer momento e podemos lembrar essa felicidade ao dizer este mantra

6. Você está parcialmente certo

Este mantra ajuda-nos a não cair em complexos de inferioridade e superioridade. Às vezes você recebe uma grande quantidade de elogios. Você realmente precisa ser elogiado de vez em quando, mas tem que ter cuidado para não se tornar muito orgulhoso por causa do louvor. Então, você diz para si mesmo ou em voz alta: "Você está parcialmente certo." Isso significa: "Sim, eu tenho esse dom, esse talento, mas não é só meu; ele tem sido transmitido a mim por meus antepassados. E todos têm talentos e dons de algum tipo."

Às vezes você é criticado. Você precisa de uma certa quantidade de críticas, a fim de fazer progressos, mas é importante não ser pego na crítica e tornar-se paralisado por ela. Você pode dizer o mantra para si mesmo ou em voz alta. Isso significa que: "Sim, eu manifesto essa característica infeliz às vezes, mas eu sou muito mais do que isso. Isso é algo que eu recebi de meus ancestrais e estou no processo de transformação para eles e para mim."

(Do livro “The mindfulness survival kit”– Thich Nhat Hanh)
(Traduzido por Leonardo Dobbin)

Sem comentários:

Enviar um comentário