domingo, 26 de agosto de 2012

O ANTAHKARANA



ELO DE COMUNICAÇÃO ENTRE A MENTE INFERIOR E SUPERIOR
 
Trecho do livro:
Primeiros Passos na Estrada
De acordo com os ensinamentos teosóficos e da Escola Arcana, o antahkarana é o caminho ou ponte entre a mente superior e inferior, servindo como meio de comunicação entre as duas. Podemos então imaginar o antahkarana como um braço esticado entre o Eu Superior e a sua personalidade, ou seja, um seu fragmento que desceu à encarnação e que é um seu investimento.
Simbolicamente, quando este braço reúne-se à mão (personalidade), alcança-se a comunicação entre os dois.
É no estágio de aspirante espiritual que o ser humano se encontra jogando com os opostos, no conflito entre espírito e matéria, vontade e desejos, manifestando o domínio intermitente e irregular de sua natureza superior, enquanto o eu inferior procura conquistar o discernimento e o desapego das coisas do mundo material. Despertando para a natureza divina, vai crescendo em sua mente de que ele próprio é algo mais que corpos inferiores e perecíveis, vivendo assim as etapas iniciais de uma revelação. À medida que essa revelação acontece e é por ele alimentada, inicia-se uma aproximação entre o eu inferior e o superior, que posteriormente será transformado em encontro, união e fusão de ambas as naturezas. E essa ligação entre o homem no plano físico e o Eu Superior inicia-se tênue e irregular de início, posteriormente se fortalece, intensifica-se e alarga-se a ponte entre ambos, o antahkarana.
Existe ainda uma correlação entre o desenvolvimento dos chakras e o antahkarana. Pode-se afirmar que freqüentemente uma cota suplementar de energia desce através do antahkarana para o seu eu inferior, procedente do Mestre ou do próprio Eu Superior, para qualquer um dos chakras que se deseje seja estimulado. Essa parcela suplementar de energia tem a propriedade de ampliar o tamanho e o brilho da estrela no coração, a estrela da consciência, o próprio Eu vivo no coração do homem, e a última partícula que se desprende do homem por ocasião da morte, pois como se sabe o coração é a sede da alma.
Como se forma o antahkarana
Da Tríade Superior sai um fio delgado e radiante mais forte que o diamante;
como minúscula radícula é um fio dourado de vida revestido de matéria búdica.
Esse fio chama-se sutratma e é ele que encadeia as encarnações como contas numa linha. À proporção que a alma humana evoluí, esse fio torna-se um canal – o antahkarana – podendo assim receber cada vez mais as energias superiores do inesgotável oceano do espírito que flui por esse canal expandindo-se como um caminho luminoso, ligando a natureza terrestre à Tríade Divina.
Evidentemente, a melhor forma de expandir o antahkarana e criar um fluxo permanente de energia entre o eu inferior e o Superior é através da meditação.
Durante a meditação as energias dos veículos inferiores ascendem, dirigindo-se para os planos dos corpos superiores enquanto as energias superiores são sintonizadas, despertam e afluem, descendo ao encontro das primeiras. Quando essas duas energias se encontram no plano mental – via antahkarana – ocorre uma grande fusão e sublimação, colocando os chakras superiores em atividade e os chakras médios em mais dinâmico funcionamento.

Extraído do Site: Portal Arco Íris de Luz   ( foto incluída ).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ARCO-ÍRIS!


Mensagem dos Anjos - Canalização de Ann Albers
11 de Agosto de 2012
Meus queridos, nós os amamos muito.

Hoje, quero que pensem nos arco-íris de sua vida. Arco-Íris, queridos, ocorrem quando o sol brilha através da chuva, em um céu escuro. A fim de verem estas belas cores que estão sempre presentes, mas geralmente invisíveis, vocês precisam tanto da luz, quanto da escuridão.

Assim, também em suas vidas, se estiverem dispostos a resplandecer a sua luz e o seu amor, através da chuva de suas lágrimas, e no meio das trevas, verão ainda mais beleza, ainda mais luz, e até mais oportunidades do que anteriormente se considerava possível. Vocês criarão vias onde ninguém havia visto antes. Vocês se abrirão para novas experiências e novo crescimento. Em cada “tempestade” em suas vidas, há sempre uma oportunidade para maior luz.

Vocês têm escolhas em cada circunstância, queridos. Podem se concentrar nas trevas e se sentirem tragados pelos seus desafios, ou podem dizer: “Eu tenho a luz e o amor de Deus dentro de mim. Escolho me concentrar no que é bom em minha vida, no que é verdadeiro. Escolho me concentrar no que eu posso aprender aqui. Escolho me concentrar no que é bom dentro de mim, e mesmo no que é bom naqueles que estão me desafiando ao meu redor. Acredito na promessa de Deus. Acredito que eu alcançarei o meu arco-íris...”

E assim, queridos, ao trazerem a luz à escuridão, vocês se tornam um maior trabalhador da luz, um farol maior de esperança e de inspiração para o mundo, e certamente, aquele que se torna o sol em um céu escuro, trazendo novamente para as suas vidas a promessa do amor de Deus e a beleza de seus próprios arco-íris pessoais. Vocês podem transformar as suas vidas, escolhendo se amar e amar o que podem encontrar ao seu redor... não importa o quê.

Nas tempestades da vida, nós lhes desejamos a beleza e a promessa do arco-íris.

Deus os abençoe! Nós os amamos muito.

Os Anjos.

 Extraído do site Portal  Arco Íris de Luz .  ( foto incluída )